sábado, 1 de junho de 2013

Roberto Saviano

“Frequentemente me perguntam como podem as palavras colocar medo nas organizações criminais. Na verdade, o que assusta não são as palavras, mas os que as leem, os que as escutam. Os que causam medo são os leitores que têm vontade de entender o mecanismo.”

Roberto Saviano
Fonte: Reprodução

Estas são as palavras de Roberto Saviano, escritor italiano que tem como foco as facções criminais italianas e o tráfico de cocaína.

Foram muitos os delatores do sistema de tráfico na Itália que acabaram assassinados pelas máfias. Para iniciar a seção de Cultura do ... il bel paese ..., vamos começar falando de Saviano: um pouco da sua vida e obra, que traz à tona um parte não tão bella assim del nostro Bel Paese.

Roberto Saviano nasceu em Napoli 22 de setembro de 1979, filho de Luigi, médico da Campania e Miriam, judia da Ligúria. É formado em Fisolofia pela Università degli Studi di Napoli Federico II.

Em março de 2006, publicou o seu primeiro romance, “Gomorra”, pela editora Mondadori. Traduzido em outros 50 países, se tornou um best-seller, com 10 milhões de cópias vendidas  no mundo.

Roberto Saviano
Fonte: Reprodução

“Gomorra, viagem no império econômico e no sinal de domínio da camorra”, é um romance escrito na base de experiências vividas, fortemente acusatórias no confronto das atividades do “Sistema”: uma organização de negócios com ramificações em todo o planeta, cuja força nos últimos anos vem se de aproveitar do silêncio sobre o assunto.

A partir do livro, foi criado um espetáculo teatral premiado no Olimpici del Teatro 2008; Matteo Garrone dirige o filme homônimo, que vence o Grand Prix Speciale della Giuria no Festival de Cannes 2008; e em elaboração para a TV, uma série produzida por Fandango e Cattleya que estreará na Sky em 2014.

Roberto Saviano publicou, ainda, “La bellezza e l’inferno” (Mondadori,2009), “La parola contro la camorra” (Einaudi, 2010), “Vieni via con me” (Feltrinelli, 2011) e “Zero zero zero” (Feltrinelli, 2013). Na Itália, colabora com os jornais La Repubblica e L’Espresso, nos Estados Unidos com o Washington Post e o “The New York Times; na Espanha, com o El País; na Alemanha, com o Die Zieit, na Suécia com o Expressen e Dagens Nyheter, na Inglaterra com o The Times.

Em 2010, foi protagonista, junto com Fabio Fazio, de “Viene via con me”, transmitido pela Rai 3, evento televisivo do ano e transmissão mais vista na história da Rai 3.

VIENI VIA CON ME - primeira parte



CHE TEMPO CHE FA - com Roberto Saviano





Desde Outubro de 2006, Saviano vive sob escolta policial devido às ameaças recebidas dos clãs que denunciou. Em 2008, recebeu a solidariedade de diversos ganhadores dos prêmios Nobel e em novembro do mesmo ano, foi convidado pela Suécia para fazer um discurso sobre a liberdade de expressão na Academia dos Nobel.

Roberto Saviano
Fonte: Reprodução

Ainda não li o Gomorra. Assisti o filme, que é bem chocante!
Mas logo vou comprar o livro... 

Forza, Saviano! =)

Fontes adicionais:
Roberto Saviano Official Website: www.robertosaviano.it
Parallelo 41: paralleloquarantuno.it
Biografie Online: biografieonline.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário