quinta-feira, 30 de maio de 2013

Falando com as mãos!

Buona sera ragazzi!

Uma das principais características do italiano que nos vem à cabeça é o famoso gesticular. O falar com as mãos.
Aqui no Brasil, já temos uma boa dose disso nas veias. Porém, em um grau diferente...
Tive uma "mini-aula" de gestos italianos quando estudei por lá, e posso assegurar que existem expressões que nem passam pela nossa cabeça em fazer por aqui para expressar fome, para dizer que alguém é louco ou que algum prato é delicioso.



Mah cosa vuoi?!?!?
Fonte: Reprodução

O "banana-pra-você" é o melhor! rs
Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

Assim, encontrei este vídeo no YouTube de um signore chamado Carlo Aurucci (e que me lembra muito meu avô Miguel) que fez um guia para viajantes sobre os gestos italianos como forma de facilitar a comunicação para aqueles que não tem noção da língua.

Carlo explica que quando houve o colapso do Império Romano e os romanos não conseguiram mais defender suas fronteiras, todos os povos que viviam ao redor realizaram o sonho de ir viver em Napoli, pela sua beleza exorbitante, um dos lugares mais lindos do mundo conhecido até então. Assim, chegaram na região os Visigodos, Vândalos da África, Longobardos, Sarracenos, Normanos, Carolíngios, Germânicos, Espanhóis, Franceses e Austríacos. Enfim, a cada ano, se estabeleciam novos povos em Napoli. Os pobres napolitanos não tinham tempo de aprender as línguas de cada um deles. Assim, foram "obrigados" a criarem uma nova forma de comunicação com o resto do mundo: a língua dos gestos.

Aí vai o vídeo do Carlo:


Buona lezione e arrivederci!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário