sábado, 1 de junho de 2013

Fontana di Trevi

Pensar na Itália e, mais especialmente em Roma, traz à mente diversos monumentos característicos da Grande Bota: a Torre di Pisa, os canais de Veneza, a Casa di Giulietta, o Colosseo... mas conhecer a Fontana di Trevi, para mim, foi sem igual!



Na primeira vez que estive em Roma, cheguei por volta das 16h no hotel, arrumei umas coisinhas e... saí rumo a Fonte. A essa altura, já estava de noite. E tal a minha surpresa quando cheguei  na Piazza Trevi:

Fontana di Trevi de noite!
Fonte: ... il bel paese ...

A célebre fonte em estilo rococó foi iniciada por Nicola Salvi, que venceu um concurso feito pelo Papa Clemente em 1732 e completada em 1762 por Giuseppe Pannini.

O monumento, alimentado por um dos mais antigos aquedutos romanos, o de Acqua Vergine, representa um oceano em uma concha, em forma de carruagem, puxada por cavalos-marinhos e guiada por tritões.

A fonte foi palco de uma das cenas mais famosas do filme La Dolce Vita: Anita Ekberg, em um vestido preto, entra na fonte e chama Marcello Mastroianni.
Segue um vídeo com a cena clássica, extraído do Youtube:




Antes de ir embora, não se esqueça de jogar uma moedinha na fonte... isso assegurará o seu retorno à cidade eterna. Comigo, funcionou! =)

Mas peraí: não pode jogar de qualquer jeito... você tem que estar de costas para a fonte e, com a mão direita, atirar a moeda por cima do ombro esquerdo... isso mesmo! É bom dar uma treinadinha antes para ter certeza de que, nessa bagunça toda, você vá acertar a água da fonte, e não a cabeça de algum turista! Hehehe...


Fontana di Trevi à luz do dia!
Fonte: ... il bel paese ...

Arrivederci!



Nenhum comentário:

Postar um comentário