terça-feira, 11 de junho de 2013

Una volta a Napoli...

3G à mão é uma coisa complicada. Durante o dia, sempre que estou de bobeira, paro para dar aquela olhadinha básica no celular: Facebook, Instagram, notícias em geral, aquela jogadinha básica de Candy Crush Saga (tô brincando..rs).
Mas enfim... em um desses giros pelas redes, e dentre tantas coisas interessantes que sempre encontro, encontrei o trecho abaixo, retirado do livro "I pensieri di Bellavista" (Os pensamentos de Bellavista), de Luciano de Crescenzo:

Trecho de "I pensieri di Bellavista"
Fonte: Reprodução

"Uma vez em Napoli, no bairro Santità, quando alguém ficava alegre porque algo de bom tinha acontecido com ele, ao invés de pedir um café, pedia dois e deixava o segundo café, aquele já pago, para o próximo cliente. O gesto se chamava "IL CAFFÈ SOSPESO". Depois, de vez em quando, aparecia um pobre para perguntar se havia um "SOSPESO". Essa era uma forma qualquer de oferecer um café à humanidade."

Mantive em italiano a expressão "caffè sospeso", que significaria café interrompido, abandonado, largado, pois não achei que qualquer destas traduções fizesse jus ou transmitisse a leveza da expressão.

Tradição linda essa dos napolitanos do bairro Santità, né?

Fica como pensamento do dia e um buona notte a tutti voi!

=)


Um comentário: